Pular para o conteúdo principal

Ética e comunicação

Algumas questões:

1. Como podemos conciliar o avanço científico e tecnológico com a ética da responsabilidade? 

Acredito que a visão deva ser: "o avanço científico deve ser usado de forma a preservar a vida e a essência humana". 

Acredito que o avanço científico e tecnológico deva ser usado em larga escala na conscientização de pessoas melhores. Somente a educação não basta. Acredito que a conscientização gera a responsabilidade que fará com que ambas andem juntas em benefício da humanidade

2. De que forma as tecnologias digitais, em especial a Internet, podem ser usadas em favor do progresso moral e de uma evolução ética humana, em especial em relação ao modo como se acessa, distribui e produz (edita) conhecimento? (Textos: Liberdade ao Conhecimento (Links para um site externo.) e A Internet não pode ser controlada).

O autor Manuel Castells comenta em sua entrevista que se uma pessoa é sociável ela será mais sociável ainda com a utilização da internet. Acredito nesta afirmação assim como ele e para tanto acredito na importância da multiplicação do bom conhecimento, dos ensino desde a escola, desses bons costumes via internet. 

Sabe-se que a televisão e na atualidade os smartphones são as verdadeiras babás de nossas crianças, porque não utilizar esses mecanismos de forma disciplinada, conscientizando as crianças desde cedo sobre seu uso?

Também concordo com Manuel Castells quando este ressalta que as tecnologias estão distanciando ainda mais a política da cidadania, isto, não por causa da tecnologia em si, mas realmente porque o sistema político não é aberto à participação. Mesmo quem trabalha no meio tem sérias dificuldades no desenvolvimento de ações de aproximação, principalmente pelo sistema que envolve nossos administradores já estar formado de uma forma a ser direcionado e influenciado por uma pequena minoria. 

O professor Pedro Rezende fere-se ao jurista Eben Moglen quando fala que nesta sociedade as atividades mais importantes ocorrem agora em comunidades conectadas por software, este intermédia atividades úteis. Vejo nesta exclamação a diferença de um serviço de banco da atualidade, todo atendimento que temos em uma instituição bancária passa por um software. As grandes e também pequenas empresas gerenciam suas atividades através desse mecanismo. Atualmente até nós, acabamos usando algum aplicativo em nosso celular capaz de nos auxiliar no gerenciamento de nossas atividades.

Quando Pedro Rezende fala que a internet nos propicia livremente o conhecimento lembro de nossa disciplina que está sendo desenvolvida através deste meio. Lembro que o costume de pesquisar sobre assuntos da disciplina nos desperta a pesquisar coisas pontuais de interesse próprio que podemos desenvolver sem ao menos sair de casa, apenas utilizando o conhecimento obtido através da internet.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque RPista

Sei que esse nome pode confundir, pode-se entender como R pista quando quero dizer e chamar de RP ista, mas não tem problema. Desejo através deste divulgar assuntos desta área que no meu caso ainda é tão incompreendida. Sim, mais uma estudante de Relações Públicas usando mais um meio para divulgar sua profissão. Estagiários, estudantes, apreciadores, pesquisadores: grata pela visita e sejam bem vindos!

Quem sou

Cássia Camargo, estudante de Relações Públicas, casada, filha, comerciante e comerciaria canoense.

Dia do Relações Públicas: saiba mais sobre salário e áreas de atuação

Por: Equipe InfoMoney 02/12/10 - 11h05 InfoMoney SÃO PAULO – Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Relações Públicas. Instituída em 14 de junho de 1984, pelas bases da Lei 7.197, a profissão é lembrada principalmente pelo papel fundamental que desenvolve dentro das organizações. O trabalho do Relações Públicas está vinculado ao fortalecimento da imagem da marca das empresas, instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Este profissional deve ser bacharel em Relações Públicas e ter registro no conselho regional da sua área de atuação. "Seria muito interessante se esse profissional fizesse uma pós-graduação ou um MBA [Master Business Administration] em Marketing ou Recursos Humanos, como forma de englobar ainda mais o que aprendeu na faculdade", afirma a presidente do Conrerp (Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas) RS/SC, Maria Amelia Maneque Cruz. Domínio do inglês, espanhol e de informá