Pular para o conteúdo principal

CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ENTRE GERAÇÕES (DOS BABY BOOMERS ATÉ OS MILLENNIALS)


Acredito que o maior objetivo deste exercício seja refletir sobre a transformação que passamos em nossa cultura mediante a transformação tecnológica em que fomos nos inserindo conforme o surgimento das novas tecnologias de comunicação.
Lembro-me de meu pai, trabalhador do ramo metalúrgico entre os anos 80 a 90 (geração baby boomer), onde o avanço tecnológico da época era a criação da televisão a cores. Percebia que sua interação com o trabalho era objetiva, trabalhar para manter seu salário e poder dar condições dignas a sua família.
Da época em que viveu em ambiente profissional meu pai para o momento que vivo eu, muitas coisas mudaram, outras tantas surgiram, principalmente com o avanço da tecnologia. Hoje nos permitimos utilizar outras nomenclaturas de espaço que em outras décadas jamais seriam pensadas como a cibercultura.
De acordo com o primeiro capítulo do Livro da Disciplina, aprendemos, que no contexto entre cultura e cotidiano está o fenômeno social cibercultura, que abrange os fenômenos relacionados ao ciberespaço. Percebo no texto lido uma excelente definição sobre ciberespaço que é a consideração de uma virtualização da realidade cotidiana física, a migração entre o mundo real para o mundo de interações virtuais.
A autora recomenda que de forma estratégica devemos reconhecer essa mediação digital e através de conexões em processos colaborativos coletivos realizar a produção de conteúdo.
O texto mostra que a sociedade da atualidade passou a também ser produtora de conteúdo, e o conhecimento da cibercultura possibilita a criação de novos territórios recombinantes.
Aprendemos com o texto que um mesmo indivíduo pode estar inserido em diversos grupos, fato que surgiu com a sociedade contemporânea. O integrante assume papeis de identificação de forma mais dinâmica sem a necessidade de se deslocar geograficamente.
O texto Vínculos Organizacionais, produzido pelos autores Gustavoi Garcez Kramer e José Henrique de Faria mostram que de acordo com (Kanaane, 1999; Tavares, 2000; Certo e Peter, 1993; Wright, Kroll e Parnell, 2000), as pessoas vinculadas a uma organização acabam considerando os objetivos dessa organização um projeto comum.
Tenho diversas lembranças das festas de final de ano e que as empresas a qual meu pai prestava serviço convidavam para uma confraternização os funcionários junto a seus familiares. Acredito que essa era a forma de vínculo e participação de objetivos mais próxima dos funcionários dessas instituições. Acredito que em comparação ao tempo de meu pai, a minha geração (millennials), geração atual e cada vez mais estaremos mais próximos das empresas em que trabalhamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ética e comunicação

Algumas questões: 1. Como podemos conciliar o avanço científico e tecnológico com a ética da responsabilidade?  Acredito que a visão deva ser: "o avanço científico deve ser usado de forma a preservar a vida e a essência humana".  Acredito que o avanço científico e tecnológico deva ser usado em larga escala na conscientização de pessoas melhores. Somente a educação não basta. Acredito que a conscientização gera a responsabilidade que fará com que ambas andem juntas em benefício da humanidade 2. De que forma as tecnologias digitais, em especial a Internet, podem ser usadas em favor do progresso moral e de uma evolução ética humana, em especial em relação ao modo como se acessa, distribui e produz (edita) conhecimento? (Textos: Liberdade ao Conhecimento (Links para um site externo.) e A Internet não pode ser controlada). O autor Manuel Castells comenta em sua entrevista que se uma pessoa é sociável ela será mais sociável ainda com a utilização da internet. Acredito nesta afirmaç...

Fotografia

Planejamento Fotográfico:  Organização: Sacola da Cassia.   Sacola da Cassia foi criada com o intuito de auxiliar as mulheres que não tem tempo de frequentar lojas de cosméticos se cuidarem driblando a falta de tempo ou a falta de conhecimento do produto adequado para sua utilização.    Os canais de comunicação utilizados são o boca a boca, as indicações de clientes, algumas fotos são divulgadas no instagram e facebook. Utiliza-se eventualmente algumas fotos no perfil do whats. As imagens utilizadas são as tiradas dos produtos através de um celular.   Este projeto faz-se necessário pois existe uma busca de uma proximidade entre empresa e clientes. A empresa busca ser lembrada em todas as vezes em que a cliente precise de algum cosmético ou acessório que a faça sentir-se melhor fisicamente.   Para que consiga-se um bom atendimento a todas as clientes a intenção é mapear as clientes mais próximas do convívio da representante da empresa. Devem ser cons...