Pular para o conteúdo principal

CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ENTRE GERAÇÕES (DOS BABY BOOMERS ATÉ OS MILLENNIALS)


Acredito que o maior objetivo deste exercício seja refletir sobre a transformação que passamos em nossa cultura mediante a transformação tecnológica em que fomos nos inserindo conforme o surgimento das novas tecnologias de comunicação.
Lembro-me de meu pai, trabalhador do ramo metalúrgico entre os anos 80 a 90 (geração baby boomer), onde o avanço tecnológico da época era a criação da televisão a cores. Percebia que sua interação com o trabalho era objetiva, trabalhar para manter seu salário e poder dar condições dignas a sua família.
Da época em que viveu em ambiente profissional meu pai para o momento que vivo eu, muitas coisas mudaram, outras tantas surgiram, principalmente com o avanço da tecnologia. Hoje nos permitimos utilizar outras nomenclaturas de espaço que em outras décadas jamais seriam pensadas como a cibercultura.
De acordo com o primeiro capítulo do Livro da Disciplina, aprendemos, que no contexto entre cultura e cotidiano está o fenômeno social cibercultura, que abrange os fenômenos relacionados ao ciberespaço. Percebo no texto lido uma excelente definição sobre ciberespaço que é a consideração de uma virtualização da realidade cotidiana física, a migração entre o mundo real para o mundo de interações virtuais.
A autora recomenda que de forma estratégica devemos reconhecer essa mediação digital e através de conexões em processos colaborativos coletivos realizar a produção de conteúdo.
O texto mostra que a sociedade da atualidade passou a também ser produtora de conteúdo, e o conhecimento da cibercultura possibilita a criação de novos territórios recombinantes.
Aprendemos com o texto que um mesmo indivíduo pode estar inserido em diversos grupos, fato que surgiu com a sociedade contemporânea. O integrante assume papeis de identificação de forma mais dinâmica sem a necessidade de se deslocar geograficamente.
O texto Vínculos Organizacionais, produzido pelos autores Gustavoi Garcez Kramer e José Henrique de Faria mostram que de acordo com (Kanaane, 1999; Tavares, 2000; Certo e Peter, 1993; Wright, Kroll e Parnell, 2000), as pessoas vinculadas a uma organização acabam considerando os objetivos dessa organização um projeto comum.
Tenho diversas lembranças das festas de final de ano e que as empresas a qual meu pai prestava serviço convidavam para uma confraternização os funcionários junto a seus familiares. Acredito que essa era a forma de vínculo e participação de objetivos mais próxima dos funcionários dessas instituições. Acredito que em comparação ao tempo de meu pai, a minha geração (millennials), geração atual e cada vez mais estaremos mais próximos das empresas em que trabalhamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento de Eventos

  CASAMENTO DA CASSIA E DO RONALDO CASSIA CAMARGO REUNIÃO DAS MADRINHAS DO CASAMENTO DA CASSIA CANOAS 2020 Sumário 1   APRESENTAÇÃO 3 1.1 Briefing do evento   3 2 OBJETIVOS 4 2.1   Objetivos gerais 4 2.2 Objetivos específicos 4 3 JUSTIFICATIVA 5 4 PROPOSTA 6 5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 7 6 ORÇAMENTO 8     1 APRESENTAÇÃO A Reunião das Madrinhas destina-se as madrinhas de casamento presentes no casamento da Cassia realizado no dia 21 de setembro de 2013. Este evento deve ocorrer neste ano para que cada uma dessas madrinhas se sintam homenageadas ou agradecidas por todo auxilio que disporam no dia do casamento realizado. 1.1   Briefing do evento Tema do evento: Reunião das madrinhas Local: casa da Cassia Data: domingo (ainda não definido) Horário: 16h Público alvo: madrinhas de casamento da Cassia Número previsto de participantes: 7 Condições para participação: apenas ser uma das madrinha...

CURRICULO

Um pouco mais sobre minha trajetória profissional: