Pular para o conteúdo principal

Luciana Kraemer em entrevista coletiva na Unisinos

 Os alunos da cadeira de Redação Jornalística 2, da Unisinos, estiveram presentes em uma entrevista coletiva com a jornalista Luciana Kraemer na noite desta quarta-feira dia 16, no auditório Érico Veríssimo. “Quem esta na rua, sabe que muitas coisas não acontecem como o pauteiro escreve”, salientou Luciana quanto questionada sobre a possibilidade de não concordar com uma pauta. 
      Luciana desligou-se da RBSTV, onde trabalhou por 15 anos na como jornalista/repórter. Após sua pós-graduação em marketing e mestrado em Ciências Sociais, decidiu migrar para a vida acadêmica. “Não estava mais tendo tempo para estudar e me informar, queria melhorar minha formação”, comenta Kraemer. Hoje, como conselheira da ABRAJE (Associação brasileira de Jornalismo Investigativo) e professora universitária, relembra seu ofício e ressalta que sempre gostou de ser repórter, porém as cobrir as mesmas pautas a estavam cansando.  
      A entrevistada revela que o que mais sente falta em seu passado profissional são os personagens, as pessoas que conhecia através das matérias que fazia. Quando questionada sobre veto editorial, Luciana afirma que nunca passou por isso, e desconhece colegas que tenham passado por essa situação. Esclarece que existe uma linha editorial, já definida pela pauta e este pode ser questionada desde que se tenham bons argumentos para tal, além de um bom exercício político nas reuniões de pautas.
      Em um comparativo com sua formação, a jornalista acredita que a leitura acaba sendo muito superficial, devido ao advento das redes sociais como Twitter e Orkut. Ela acredita que a leitura com profundidade deveria ser mais executada academicamente, que os alunos devem cobrar uma exigência maior por parte de seus professores. Como mensagem para os estudantes de jornalismo, Luciana recomenda que estudem muito: “quanto maior é o nosso estudo, mais facilidade temos de olhar diferentes temas”, finalizou a repórter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ENTRE GERAÇÕES (DOS BABY BOOMERS ATÉ OS MILLENNIALS)

Acredito que o maior objetivo deste exercício seja refletir sobre a transformação que passamos em nossa cultura mediante a transformação tecnológica em que fomos nos inserindo conforme o surgimento das novas tecnologias de comunicação. Lembro-me de meu pai, trabalhador do ramo metalúrgico entre os anos 80 a 90 (geração baby boomer), onde o avanço tecnológico da época era a criação da televisão a cores. Percebia que sua interação com o trabalho era objetiva, trabalhar para manter seu salário e poder dar condições dignas a sua família. Da época em que viveu em ambiente profissional meu pai para o momento que vivo eu, muitas coisas mudaram, outras tantas surgiram, principalmente com o avanço da tecnologia. Hoje nos permitimos utilizar outras nomenclaturas de espaço que em outras décadas jamais seriam pensadas como a cibercultura. De acordo com o primeiro capítulo do Livro da Disciplina, aprendemos, que no contexto entre cultura e cotidiano está o fenômeno social cibercultura, que...

Planejamento de Eventos

  CASAMENTO DA CASSIA E DO RONALDO CASSIA CAMARGO REUNIÃO DAS MADRINHAS DO CASAMENTO DA CASSIA CANOAS 2020 Sumário 1   APRESENTAÇÃO 3 1.1 Briefing do evento   3 2 OBJETIVOS 4 2.1   Objetivos gerais 4 2.2 Objetivos específicos 4 3 JUSTIFICATIVA 5 4 PROPOSTA 6 5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 7 6 ORÇAMENTO 8     1 APRESENTAÇÃO A Reunião das Madrinhas destina-se as madrinhas de casamento presentes no casamento da Cassia realizado no dia 21 de setembro de 2013. Este evento deve ocorrer neste ano para que cada uma dessas madrinhas se sintam homenageadas ou agradecidas por todo auxilio que disporam no dia do casamento realizado. 1.1   Briefing do evento Tema do evento: Reunião das madrinhas Local: casa da Cassia Data: domingo (ainda não definido) Horário: 16h Público alvo: madrinhas de casamento da Cassia Número previsto de participantes: 7 Condições para participação: apenas ser uma das madrinha...

CURRICULO

Um pouco mais sobre minha trajetória profissional: