Pular para o conteúdo principal

Luciana Kraemer em entrevista coletiva na Unisinos

 Os alunos da cadeira de Redação Jornalística 2, da Unisinos, estiveram presentes em uma entrevista coletiva com a jornalista Luciana Kraemer na noite desta quarta-feira dia 16, no auditório Érico Veríssimo. “Quem esta na rua, sabe que muitas coisas não acontecem como o pauteiro escreve”, salientou Luciana quanto questionada sobre a possibilidade de não concordar com uma pauta. 
      Luciana desligou-se da RBSTV, onde trabalhou por 15 anos na como jornalista/repórter. Após sua pós-graduação em marketing e mestrado em Ciências Sociais, decidiu migrar para a vida acadêmica. “Não estava mais tendo tempo para estudar e me informar, queria melhorar minha formação”, comenta Kraemer. Hoje, como conselheira da ABRAJE (Associação brasileira de Jornalismo Investigativo) e professora universitária, relembra seu ofício e ressalta que sempre gostou de ser repórter, porém as cobrir as mesmas pautas a estavam cansando.  
      A entrevistada revela que o que mais sente falta em seu passado profissional são os personagens, as pessoas que conhecia através das matérias que fazia. Quando questionada sobre veto editorial, Luciana afirma que nunca passou por isso, e desconhece colegas que tenham passado por essa situação. Esclarece que existe uma linha editorial, já definida pela pauta e este pode ser questionada desde que se tenham bons argumentos para tal, além de um bom exercício político nas reuniões de pautas.
      Em um comparativo com sua formação, a jornalista acredita que a leitura acaba sendo muito superficial, devido ao advento das redes sociais como Twitter e Orkut. Ela acredita que a leitura com profundidade deveria ser mais executada academicamente, que os alunos devem cobrar uma exigência maior por parte de seus professores. Como mensagem para os estudantes de jornalismo, Luciana recomenda que estudem muito: “quanto maior é o nosso estudo, mais facilidade temos de olhar diferentes temas”, finalizou a repórter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ética e comunicação

Algumas questões: 1. Como podemos conciliar o avanço científico e tecnológico com a ética da responsabilidade?  Acredito que a visão deva ser: "o avanço científico deve ser usado de forma a preservar a vida e a essência humana".  Acredito que o avanço científico e tecnológico deva ser usado em larga escala na conscientização de pessoas melhores. Somente a educação não basta. Acredito que a conscientização gera a responsabilidade que fará com que ambas andem juntas em benefício da humanidade 2. De que forma as tecnologias digitais, em especial a Internet, podem ser usadas em favor do progresso moral e de uma evolução ética humana, em especial em relação ao modo como se acessa, distribui e produz (edita) conhecimento? (Textos: Liberdade ao Conhecimento (Links para um site externo.) e A Internet não pode ser controlada). O autor Manuel Castells comenta em sua entrevista que se uma pessoa é sociável ela será mais sociável ainda com a utilização da internet. Acredito nesta afirmaç...

Fotografia

Planejamento Fotográfico:  Organização: Sacola da Cassia.   Sacola da Cassia foi criada com o intuito de auxiliar as mulheres que não tem tempo de frequentar lojas de cosméticos se cuidarem driblando a falta de tempo ou a falta de conhecimento do produto adequado para sua utilização.    Os canais de comunicação utilizados são o boca a boca, as indicações de clientes, algumas fotos são divulgadas no instagram e facebook. Utiliza-se eventualmente algumas fotos no perfil do whats. As imagens utilizadas são as tiradas dos produtos através de um celular.   Este projeto faz-se necessário pois existe uma busca de uma proximidade entre empresa e clientes. A empresa busca ser lembrada em todas as vezes em que a cliente precise de algum cosmético ou acessório que a faça sentir-se melhor fisicamente.   Para que consiga-se um bom atendimento a todas as clientes a intenção é mapear as clientes mais próximas do convívio da representante da empresa. Devem ser cons...