Pular para o conteúdo principal

Inovação: a Criatividade na Era Digital - Fiergs 06 de Maio de 2010

Marcelo Taz nasceu em 1966 na cidade de Tuverava em Minas Gerais. Em sua palestra primeiramente questiona o que muda a vida de uma criança que ia para a aula no passado e na atualidade. No passado copiava-se a aula do professor por durante 30 minutos, o modelo de educação mudou, havia apenas um provedor de informação em sala de aula que era o professor.
O consumidor que vamos começar a lidar, e já estamos lidando, são esses que tem varias fontes de informações.
Segundo Taz, um grande diferencial do consumo de informações ontem e hoje é a interatividade e rapidez. Antes, usava-se o controle remoto, ficava-se parado na frente da TV esperando o conteúdo chegar ao individuo, hoje não esperamos para receber as noticias, vamos atrás, baixamos, clicamos.
Invertemos a direção da comunicação, não esperamos o meio de comunicação trazer a informação.
O consumidor tem a marca da empresa em suas mãos, temos uma inversão da mão única vivida em épocas atrás.
Quantidade de informação que é produzida a cada momento, houve um crescimento gradual, também o crescimento nos equipamentos que passaram a produzir informações.

Velocidade
Hoje no Google circula 20 petrabytes ao dia de informações, equivalente a 20.000.000.000 MB/dia. Na contagem por habitantes essas informações seriam divididas em 3Mb/dia.
Como mudou esse panorama?
Em 1988 Marcelo Tas estudou na aeronáutica, estudou engenharia civil e após formado ganhou uma bolsa de especialização em comunicação na New York University, que é a melhor universidade de TV e cinema dos EUA. Marcelo estudou lá por 2 anos.
Em 1988 navegou pela internet pela primeira vez em seu curso no exterior. No Brasil, não haviam muitos amigos para poder interagir através da internet.
Em uma conversa com um empresário, chefe de um colega de engenharia civil, Tas relatou que a internet no futuro seria uma teia global que uniria todo o planeta.
“É importante não tratar a mudança com preconceito”.
Alec H Reeves (1938)
Descobriu a onda elétrica utilizada pelo VHS, analogia enter onda elétrica e uma imagem e um som Reeves fatia a onda eletrica e replica ela em 0 e 1. Em suma Alec Reeves foi o inventor da pirataria, brincou o palestrante.
Um segundo “Nerd” escreveu: “2001 a Odicéia do espaço”. Em 1945 um artigo com uma pergunta inspirou a criação dos satélites que transmitiram a chegada do homem à lua.


Mobilidade
O brasileiro tem uma tendência para a criatividade em tecnologia. Nosso consumidor é criativo e não vai parar diante de uma dificuldade tecnológica.
A informação circula muito rápido. Antes ficávamos muito longe dos grandes centros, já hoje ficamos mais próximos devido as facilidade de se obter as informações.
Nunca antes o professor foi tão fundamental, devido a tanta informação a ser processada.
O primeiro site de sucesso foi o da empresa Amazon, que iniciou vendendo livros.

Segunda parte da conversa
Tudo que aprendi na minha vida. Tenham filhos...
Tas brinca chamado a adolescência de doença, quando sua filha ficou 3 anos sem falar com ele. Luisa, hoje com 21 anos.
“Hoje tem muita gente conhecida na internet, mas tem muita gente que não os conhece”.
Ultima parte: Virtudes

Colaboração
Um exemplo citado é o wikipédia, que assustou as escolas por ser uma enciclopédia aberta, porem com o passar do tempo, o site soube se aperfeiçoar na velocidade que vivemos.
Atualmente a Wikipédia tem mais verbetes que a enciclopédia escrita e a margem de erro é a mesma, de 8%.
O presidente da CNN relatou em um artigo: “redes sociais são o novo desafio dos canais de noticia. Estou mais preocupado com as 500 milhões de pessoas que estão no facebook do que com as 2 milhões que assistem a Fox News. Matéria do portal G1.

Transparência
Twitter, 10 bilhões de textos postados em 2009. Ferramenta muito mais veloz que o Google. Em 2007, Marcelo Tas entrou no twitter, porém passou a utilizar com afinco dês de 2008.
“Para quem faz TV, é enriquecedor saber que os outros falam sobre o que é transmitido”.
Em pouco tempo os vídeos com reportagens com políticos apresentados no CQC eram usados em sala de aula.
Através das respostas do twitter Marcelo Tas percebeu que existem crianças assistindo o programa. Existe a possibilidade de mensurar sua audiência, sua rede pode ser ouvida, existe uma relação de transparência.

Ouvir
Redes digitais são ferramentas de ouvir.
Presente
Somos uma geração que foi criada para pensar no futuro, “o cara que vai ajudar a transformar a sua vida esta no presente”.
“Observe as crianças quando você estiver angustiado”
rede@marcelotas.com.br
Ao ser questionado, Marcelo acredita na imparcialidade do jornalista.
A rede conecta quem fabrica com quem consome.
Tas é a favor do diploma e contra as faculdades de jornalismo. Não é necessário o diploma especificamente do curso de jornalismo, Marcelo é a favor do aperfeiçoamento da profissão e regularização quem faz é a audiência.

Sobre censura, Marcelo lembra que no passado não foi agredido como o repórter Danilo Gentile, quando tentava entrevistar o senador Sarnei.
“Vale a pena dar a cara pra bater nas redes sociais, se posicionar, rebater criticas com credibilidade. Se você tem o que falar, você cresce na rede”.
Políticos brasileiros estão começando a mudar o seu pensamento, usar as redes, o dialogo beneficia os eleitores. A rede é o mundo das transparências.
Internet é uma rede que não tem centro
Não adianta uma rede virtual se não houver ação efetiva. Marcelo Tas, ainda hoje continua estudando mesmo a distancia na área em que atua. “Hoje é fundamental a leitura, a capacidade de comunicação, a leitura é muito importante. Leitura é o jeito que você pensa”.
Marcelo recomenda que procuremos bons livros, isso ajuda a arrumar emprego. Ajuda a nos relacionarmos bem com nossos colegas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque RPista

Sei que esse nome pode confundir, pode-se entender como R pista quando quero dizer e chamar de RP ista, mas não tem problema. Desejo através deste divulgar assuntos desta área que no meu caso ainda é tão incompreendida. Sim, mais uma estudante de Relações Públicas usando mais um meio para divulgar sua profissão. Estagiários, estudantes, apreciadores, pesquisadores: grata pela visita e sejam bem vindos!

Dia do Relações Públicas: saiba mais sobre salário e áreas de atuação

Por: Equipe InfoMoney 02/12/10 - 11h05 InfoMoney SÃO PAULO – Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Relações Públicas. Instituída em 14 de junho de 1984, pelas bases da Lei 7.197, a profissão é lembrada principalmente pelo papel fundamental que desenvolve dentro das organizações. O trabalho do Relações Públicas está vinculado ao fortalecimento da imagem da marca das empresas, instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Este profissional deve ser bacharel em Relações Públicas e ter registro no conselho regional da sua área de atuação. "Seria muito interessante se esse profissional fizesse uma pós-graduação ou um MBA [Master Business Administration] em Marketing ou Recursos Humanos, como forma de englobar ainda mais o que aprendeu na faculdade", afirma a presidente do Conrerp (Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas) RS/SC, Maria Amelia Maneque Cruz. Domínio do inglês, espanhol e de informá

Quem sou

Cássia Camargo, estudante de Relações Públicas, casada, filha, comerciante e comerciaria canoense.