Pular para o conteúdo principal
Aula magma 2010/01

Cursos de Ciências Políticas e Comunicação Social.
Do santinho ao twitter: novas alternativas de comunicação para campanhas eleitorais

Paulo Moura, professor de ciências políticas apresentou o evento que ocorreu no dia 18 de maio de 2010, na Ulbra Canoas.

Natural de Herval, Civa Silveira começou a carreira em 1993 em Pelotas nas rádios Universidade AM e Alfa FM, onde atuou como repórter e apresentadora. De 1996 a 2000 foi repórter de cultura e política da rádio Unisinos FM e depois se transferiu para a rádio Gaúcha AM. Além de repórter de política e de Cultura ocupou a função de Chefe de Reportagem na emissora. Em 2005 assumiu a direção da TV Assembléia e, em 2006, a Chefia de Reportagem da Rádio Assembléia. Desde janeiro de 2007 ocupava o cargo de Coordenadora da Rádio Piratini, no governo do Estado, onde reestruturou equipes no setor. Atualmente coordenadora de jornalismo na Band RS.
Civa iniciou sua apresentação ressaltando que a política esta inserida em nossa sociedade, faz parte de nossa vida, nosso dia-a-dia. É um direito de nossa cidadania.
“A gente pode não gostar de política, mas a gente pode tentar mudá-la.”
A jornalista relata que não é especialista no assunto, mas em pesquisa com pré-candidatos, informou-se que esses usarão as novas tecnologias para auxilio em suas campanhas

No twitter

De acordo com a assessoria do candidato Tarso Genro, é ele mesmo quem cuida de seu perfil que conta atualmente com 2700 seguidores. Da mesma forma a governadora Yeda, informou que para seu perfil do twitter, ela mesma que dita os textos. Pedro Ruas também usa o twitter e Fogaça esta aprendendo a ferramenta para poder usar durante a campanha.

Desembargador Nylson Paim de Abreu, Ex-juiz Pleno do TRE/RS e Ex-presidente do TRF/4ª região
Comenta que desde a ditadura se interessa por política, na época os santinhos eram muito utilizados, viveu bons e maus momentos e sempre trabalhou em órgãos públicos através de concursos públicos, nuca através de cargos de indicação.
Representando a presidência do tribunal eleitoral, comenta que:
“A pior democracia é melhor que a melhor ditadura”
“Os meios de comunicação são os veículos que trazem as realidades à sociedade.”
“Regime democrático é o melhor de todos, pois é através dele que podemos nos expressar.”
“Política é um interesse de todos.”
Francisco Ferraz, Ex-reitor da UFRGS, consultor e editor da revista on-line Política para Políticos
"Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe",
Primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli (1874-1880)
A política mudou, quem não entendeu isso esta fora do jogo.
Desde o século passado, a política vem passando por mudanças irreversíveis que temos que entender. Não há grande teoria sobre a sociedade em rede, e as mudanças maiores que acontecem nos meios de comunicação social.
Primeira grande mudança: voz
Evolução em aumentar o alcance da voz humana, o radio fez com que a voz humana superasse limites geográficos. No século XX, o radio trazia a primeira revolução na mudança política.
Esta revolução foi ultrapassada pela televisão ainda no século XX, em 1952 entra na política dos EUA o candidato a presidente David Eisenhower com o programa: “América pergunta a Eisenhower”, programa esse que o elegeu em 1960.
Kenedi também fez uso da televisão auxiliando a evolução da política.
Segunda grande mudança: imagem
Terceira grande mudança: informações
A televisão é muito mais do que todo o resto nessa mudança. Ela não muda a política, mas mudou o eleitor, é nossa companheira desde infância, é tão completa que nos paralisa e hoje o eleitor esta treinado para receber comunicação da forma televisiva
A internet incorpora a liberdade do indivíduo, na opinião de Francisco Ferraz, o papel da internet ainda não amadureceu.
Em uma transmissão política televisiva, não se fala em planos ou projetos para eleger um candidato. A publicidade é altamente emotiva.
Segundo o desembargador Nilson, mensagens via celular, podem ser transmitidas por candidatos aos seus eleitores em período pré-eleitoral, o que não pode ser feito é pedir votos
Entrevistas também são permitidas, desde que não haja isonomia entre os demais candidatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ética e comunicação

Algumas questões: 1. Como podemos conciliar o avanço científico e tecnológico com a ética da responsabilidade?  Acredito que a visão deva ser: "o avanço científico deve ser usado de forma a preservar a vida e a essência humana".  Acredito que o avanço científico e tecnológico deva ser usado em larga escala na conscientização de pessoas melhores. Somente a educação não basta. Acredito que a conscientização gera a responsabilidade que fará com que ambas andem juntas em benefício da humanidade 2. De que forma as tecnologias digitais, em especial a Internet, podem ser usadas em favor do progresso moral e de uma evolução ética humana, em especial em relação ao modo como se acessa, distribui e produz (edita) conhecimento? (Textos: Liberdade ao Conhecimento (Links para um site externo.) e A Internet não pode ser controlada). O autor Manuel Castells comenta em sua entrevista que se uma pessoa é sociável ela será mais sociável ainda com a utilização da internet. Acredito nesta afirmaç...

Fotografia

Planejamento Fotográfico:  Organização: Sacola da Cassia.   Sacola da Cassia foi criada com o intuito de auxiliar as mulheres que não tem tempo de frequentar lojas de cosméticos se cuidarem driblando a falta de tempo ou a falta de conhecimento do produto adequado para sua utilização.    Os canais de comunicação utilizados são o boca a boca, as indicações de clientes, algumas fotos são divulgadas no instagram e facebook. Utiliza-se eventualmente algumas fotos no perfil do whats. As imagens utilizadas são as tiradas dos produtos através de um celular.   Este projeto faz-se necessário pois existe uma busca de uma proximidade entre empresa e clientes. A empresa busca ser lembrada em todas as vezes em que a cliente precise de algum cosmético ou acessório que a faça sentir-se melhor fisicamente.   Para que consiga-se um bom atendimento a todas as clientes a intenção é mapear as clientes mais próximas do convívio da representante da empresa. Devem ser cons...